Sabemos que, frequentemente, as administradoras de condomínio não separam as despesas que cabem ao inquilino daquelas que são de responsabilidade do proprietário. Por isso, é comum que o boleto mensal venha com cobranças que podem ser reembolsadas, conforme sua responsabilidade.
Para facilitar, reunimos aqui todas as orientações sobre como funciona o reembolso e o passo a passo para solicitar.
Por que preciso solicitar reembolso?
Como as taxas condominiais chegam unificadas, o inquilino realiza o pagamento integral e depois solicita o reembolso das despesas extraordinárias, que são de responsabilidade do proprietário. Por exemplo, se no boleto há uma cobrança para reforma do salão de festas, que é responsabilidade do proprietário, você paga integralmente e depois solicita o reembolso.
Esse valor é restituído pela imobiliária em forma de desconto no boleto do aluguel.
Nosso objetivo é garantir que você tenha tranquilidade e que o processo seja rápido e sem complicações.
Quais despesas são reembolsáveis?
As despesas do condomínio se dividem entre ordinárias e extraordinárias:
As despesas ordinárias são relacionadas à manutenção e funcionamento do dia a dia, como limpeza das áreas comuns, salários de funcionários e contas de água e luz dessas áreas. Essas despesas são de responsabilidade do inquilino e não geram reembolso.
Já as despesas extraordinárias envolvem obras, reformas e melhorias que valorizam o imóvel e o condomínio a longo prazo, como reformas nas áreas comuns e instalação de novos equipamentos. Essas despesas são de responsabilidade do proprietário e podem ser solicitadas para reembolso junto à imobiliária, a serem descontadas do proprietário.
Saber identificar essas despesas no seu boleto e encaminhar a solicitação corretamente ajuda a garantir que você não tenha custos indevidos. Se tiver dúvidas para identificar as despesas, nossa equipe está pronta para ajudar você.
Como solicitar o reembolso?
Para garantir mais agilidade e organização, as solicitações de reembolso de despesas extraordinárias são feitas exclusivamente pelo nosso formulário online.
Para acessar e solicitar seu reembolso, clique aqui
No formulário, você deverá enviar:
O boleto referente ao período pago
O comprovante de pagamento correspondente
Esses documentos são fundamentais para que possamos analisar corretamente a cobrança e providenciar o desconto no aluguel.
Quando o reembolso será feito?
Após análise da documentação, o valor aprovado será restituído como desconto no boleto do aluguel do mês seguinte. O prazo médio para análise é de até 2 dias úteis.
Recomendamos que a solicitação seja sempre encaminhada dentro do prazo (até o dia 25 de cada mês) para garantir o reembolso no mês seguinte. Caso ultrapasse o prazo, o desconto será efetuado no boleto do mês subsequente.