Informar corretamente os valores recebidos ou pagos com aluguel é uma etapa importante na hora de declarar o Imposto de Renda. Pensando nisso, a Santa Maria envia todos os anos um extrato agrupado para facilitar esse processo — tanto para locadores quanto para locatários.
Para proprietários
Se você é proprietário de um imóvel administrado pela Santa Maria, o seu extrato de rendimentos é enviado automaticamente por e-mail no mês de fevereiro, antes do prazo de entrega da declaração.
Caso não localize o documento na sua caixa de entrada, não se preocupe: verifique também sua pasta de spam ou lixeira. Se ainda assim não encontrar, é só nos chamar para reenviarmos, o processo é rápido e simplificado.
Para inquilinos
Se você é inquilino e precisa declarar os valores pagos com aluguel, o extrato não é enviado automaticamente — mas pode ser solicitado de forma simples pelos nossos canais de atendimento.
Lembramos que no caso de inquilinos, os valores são automaticamente preenchidos pela Receita Federal na hora do envio do imposto de renda, caso opte pela opção pré-preenchida.
Encontrei divergências, o que faço?
Se ao conferir o extrato você notar alguma diferença em relação aos valores pagos ou recebidos, fique tranquilo. Isso pode acontecer por diversos motivos e estamos aqui para ajudar.
Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail ou WhatsApp, e vamos revisar juntos todas as informações.