Se você está planejando encerrar sua locação, é importante seguir alguns passos para que o processo aconteça de forma tranquila e dentro das regras do contrato.
Confira o prazo do seu contrato
Antes de solicitar a saída, é importante conferir a data de término da sua locação. Essa informação está disponível no seu contrato de aluguel. Caso precise de ajuda para localizar, nossa equipe está à disposição para enviar uma cópia.
De forma geral, os contratos residenciais têm duração de 36 meses, com uma permanência mínima de 12 meses.
Se a saída ocorrer antes desse período mínimo, será aplicada a multa por rescisão antecipada, conforme previsto em contrato. Caso o prazo de fidelidade já tenha sido cumprido, a desocupação pode ocorrer sem multa, desde que o aviso prévio seja registrado com 30 dias de antecedência.
Para saber mais sobre a multa de rescisão, clique aqui.
Como devo registrar o meu aviso de saída?
O primeiro passo é formalizar sua decisão de desocupar o imóvel. Para isso, é necessário preencher o nosso formulário de aviso prévio.
Para acessar e solicitar o seu aviso prévio, clique aqui
Após o envio, confirmaremos o recebimento e explicaremos as próximas etapas.
Importante: Se a saída for dentro do período de fidelidade, com aplicação de multa, não é necessário preencher o aviso prévio. Basta informar sua decisão à nossa equipe.
Próximos passos
Seguindo o registro do aviso, o processo acontece da seguinte forma:
- Desocupe o imóvel, retirando todos os pertences.
-
Entregue todas as cópias das chaves na imobiliária, dentro do prazo do aviso prévio.
⭢ Endereço para entrega: Avenida Fernando Machado, 1230-D – Centro – Chapecó/SC
⭢ Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Sábados, das 8h às 12h. - Após a entrega das chaves, será feita a vistoria de saída em até três dias úteis.
Nesse momento, é importante manter a energia elétrica do imóvel ligada. - Enviaremos por e-mail o relatório da vistoria, com os possíveis apontamentos de reparos.
- Caso sejam necessários reparos, você poderá optar por realizá-los com profissionais da sua confiança ou com os indicados pela Santa Maria.
Se optar por realizar por conta própria, será agendada uma nova vistoria para aprovação.
O contrato será encerrado somente após o cumprimento de todas essas etapas e apresentar os documentos solicitados, como a CND (se houver) e protocolo de desligamento da unidade consumidora na Celesc. Até lá, o aluguel e encargos seguem sendo cobrados normalmente.
Orientações sobre prazos
Sempre que possível, recomendamos que a desocupação do imóvel e a entrega das chaves sejam feitas nas primeiras duas semanas do período de aviso prévio.
Assim, o tempo restante pode ser utilizado para as etapas finais, como vistoria de saída, realização de eventuais reparos e entrega de documentos. Isso ajuda a evitar que o processo de rescisão se estenda além do esperado.